O Escaravelho

Músicas

quarta-feira, 18 de março de 2015

Senda

Octuplo

“Não venho de nenhum lugar, e não pertenço a tempo algum. Fora do tempo, meu ser espiritual vive sua existência eterna.” - (Alessandro Cagliostro)
Senda ou Caminho, no sentido esotérico da palavra, designa o percurso espiritual a ser percorrido pelos homens que almejam iluminação e a partir desta a neutralidade, que é fusão do homem com a divindade.
“Executa a ação! Enquanto isso ocorrer, continua unido ao divino, renunciando a todo apego, equilibrado no sucesso e no fracasso. O equilíbrio é controle e união.” - (Bhagavad Gita, op.cit., cap. 2, vers. 48)
No caminho evolutivo do homem a vigilância dos sentidos em todos os aspectos da vida é a garantia absoluta de alcance do objetivo final. De nada adianta ao sendeiro passar todo o tempo de sua vida louvando a um deus antropomorfizado o qual tem em uma mão o báculo e em outra a espada, com os quais pune os maus e premia os bons, com certeza será uma existência inútil, quase que nula.
Nesta caminhada tenha a certeza de que o conhecimento estará a sua disposição. “Trago um novo estado de Consciência. Não mais admito que se diga: Tive uma idéia - porque a idéia será permanente no homem”. É um alívio saber que para alguns já é tempo, e que para outros virá um tempo em que, através das práticas espirituais, através de esforços pessoais prolongados, poderemos realmente superar os problemas da mente, as dificuldades do corpo e as circunstância de da vida. Isto é conhecimento, isto é parte da iluminação. Lampejo, brilho, relâmpago, qualidades inerentes à Luz e associadas a manifestação da intuição ou a fatores presentes no homem genial, esta mesma luz poderá guiá-lo pelo caminho.
Após as primeiras três grandes iniciações pelas quais passam todos os seres humanos, que são a concepção a gestação e o nascimento, dá-se a continuação da senda, a partir de onde o homem passa a adquirir conhecimentos e capacidades para seguir rumo à sua missão de vida.  Castidade, generosidade, temperança, caridade, diligência e paciência são algumas das virtudes elementares a serem desenvolvidas para uma etapa chamada senda probatória, que é uma etapa essencial, pois proporciona uma purificação pessoal facilitando o progresso para os passos seguintes que são: a capacidade de distinção entre o ilusório e real, desapego ou indiferença a coisas efêmeras, domínio do pensamento da palavra e da ação e desejar a união com a Divindade a ponto de libertar-se do ciclo de encarnações.
Cada etapa de nossa jornada é muito curta e há coisas, fatos e até mesmo pessoas que nos retardam em nossa busca, precisamos mais do que nunca saber a hora de desapegar, de deixá-las ir. Pelas nossas criações mentais, inerentes aos seres humanos, alimentamos medos, raivas, tristezas, sentimentos negativos, ódios e rancores que nos consomem, reunimos pensamentos, crenças e idéias que formam egrégoras que a nós mesmos se abatem, nos limitam e nos atrasam, impedindo que aproveitemos tantas oportunidades que a vida nos disponibiliza nesta efêmera passagem. Que seja leve o nosso fardo, e que este seja repleto virtudes que nos ajudem a sublimar nossas criações mentais e assim possamos nos encontrar em si mesmo.
Liberte-se, deixe livre, deixe ir, felicidade não existe sem liberdade.

Nenhum comentário: